quinta-feira, 17 de junho de 2010

"Um amor que permanece durante as dificuldades"


"Então Eucana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E porque não comes? E por que estás de coração triste? Não te sou eu melhor do que dez filhos?"
ISm. 1.8

Na Bíblia existem alguns personagens que quase nunca são mensionados em nossas pregações. Alguns como a mulher de Jó, Mical a esposa de Davi... mas acredito que não há exemplo de amor como o de Elcana. A Bíblia nos conta que ele tinha duas esposas, Ana e Penina, e ela nos deixa bem claro que o amor de Elcana por Ana era muito maior do que por Penina. Provavelmente ele se casou com Ana e como ela não podia ter filhos, ele teve que se casar com Penina. As mulheres da sociedade judaica eram vistas apenas como reprodutoras e mantenedoras da ordem no lar. Mas Elcana era diferente, ele subia ao templo todos os anos para oferecer sacrifícios ao Senhor e, quando voltava, dava a porção maior de alimento para sua amada Ana. Como marido ele via que sua esposa sofria com o fato de ser estériu, a ponto de deixar até mesmo de comer. Poucos homens aguentariam uma esposa em depressão. Hoje em dia casamentos tem se desfeito por menos do que isso. Poucas pessoas conseguem conviver com alguém que vive triste e sem esperança. Não só entre os casais, mas nas famílias e até na irmandade, nas Igrejas achamos que o melhor a se fazer é deixar a pessoa de lado, até que ela se resolva e que mude de atitude para consigo mesma e para com os outros. Elcana é um exemplo de amor, pois quando via sua amada sofrendo, procurava consola-la e mostrar o lado positivo da vida. Ele queria que ela soubesse que ele a amava a despeito da esterilidade. Quando aprendemos a amar as pessoas independente das situações ou do que elas podem nos oferecer o amor é capaz de sobreviver às maiores turbulências e dificuldades. Eucana sabia que Ana não era triste, ela apenas estava passando por momentos dificeis e por isso resolveu suportar a dor de sua amada. Provavelmente ele acreditava que se ela se sentisse amada por ele, talvez pudesse melhorar. Deus foi maravilhoso para com Eucana, pois deu a ele mais do que filhos de sua amada Ana, Ele devolveu a alegria de sua esposa. Talvez devêssemos pegar o exemplo de Eucana e aplicar às nossas vidas e às nossas relações.

O amor verdadeiro não acaba com a primeira dificuldade,
ele se fortalece a cada dia na esperança e na certeza
de que dias melhores virão.
Amo a todos com o amor de Cristo Jesus, um amor incondicional.

Com amor,

Camylla Souza.

Um comentário:

  1. Muito bonito o texto. Realmente os casais de hoje são muito materialista e não dividem seus sonhos com seus parceiros. O mundo está piorando cada vez mais... espero que meus filhos possam absorver tudo que eu e a Renata possamos oferecer.

    Fica com Deus minha prima linda!!!

    ResponderExcluir