segunda-feira, 2 de abril de 2012

O Amor Verdadeiro é feito de... (Parte 4)







"Todas as coisas me são permitidas, mas nem todas são saudáveis. Tudo me é lícito realizar, mas eu não permitirei que nada me domine."
               1Co. 6:12


Quem encerrou o mar com portas...e disse: Até aqui virás e não mais adiante, e aqui se quebrará o orgulho das tuas ondas? Estava lendo este versículo que se encontra em Jó 38 e me lembrei de quando era criança. Meu pai sempre foi muito severo quanto aos limites, que ele impunha aos filhos. Ele costumava nos dizer que deveríamos honrar a Deus em primeiro lugar e andar em santidade. Posso dizer com toda a certeza que eu não tive uma infância normal. Enquanto as outras crianças iam para parques e ao cinema, meus irmãos e eu íamos a vigílias, reuniões de líderes, evangelismo nas praças. Confesso que eu não entendia, porque não podíamos fazer o que os outros faziam. Não podíamos assistir certos tipos de programas, ou ouvir determinados tipos de música, usar determinadas roupas. Eu não conseguia ver coerência em tantos limites e regras. Por fim, eu amadureci. Passei por momentos difíceis, em que, apesar de estar dentro da Igreja, meu coração estava longe de Deus; e foi aí que eu entendi, que meu pai enxergava adiante. Ele sabia que esses limites estavam sendo impostos porque ele me amava.  Assim é o amor de Deus por nós. No versículo de hoje vemos que tudo nos é permitido, mas nem tudo será bom ou saudável para as nossas vidas. Quando vivemos uma vida desregrada ficamos perdidos, nada se encaixa, tudo se torna uma bagunça sem fim. Quando Deus impôs limites ao mar, era para que este não ultrapassasse o limite permitido, e não invadisse um espaço que não era seu; pois isso causaria um tremendo caos. Quando amamos a Deus, devemos nos afastar de determinadas coisas, pessoas, situações que nós entendemos que não convém a santos; e temos que fazer isso não porque o Senhor nos obriga, mas porque o amamos, e não queremos que nada o entristeça. Muitas vezes não entendemos o por quê desses limites. Assim como eu não entendia algumas atitudes dos meus pais, quando era criança. Mas isso é o verdadeiro amor: respeitar os limites impostos, mesmo sem entender, e ainda assim continuar amando e tendo a certeza de que tudo vai dar certo, no final. Precisamos aprender a respeitar os limites do amor.
Que hoje você possa compreender que O Amor, também, é feito de Limites.
Regras fazem parte da vida. Nos ajudam a manter tudo em ordem.
O amor verdadeiro não é permissivo, porém é muito coerente e consciente.

Que a graça de Deus seja sobre a sua vida e que você aprenda a respeitar limites.
Deus abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário